A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
![](https://www.nossadica.com/fto_nutricao/mulher_um.jpg)
SAÚDE DA MULHER
Em geral, as mulheres sofrem das mesmas doenças que os homens. Existem determinadas doenças que afetam com mais freqüência as mulheres, tais como o lupus (bem como existem doenças que afetam mais os homens). Também há algumas doenças sexo-relacionadas que são encontradas mais freqüentemente ou exclusivamente nas mulheres, como, por exemplo, o câncer de mama, o qual 80% dos casos são em mulheres contra 20% de ocorrência nos homens, o câncer cervical ou o câncer de ovário, exclusivo em mulheres. Mulheres e homens podem apresentar sintomas diferentes para a mesma doença e podem também responder diferentemente a um mesmo tratamento médico.
![](https://mdemulher.abril.com.br/imagem/saude/interna-slideshow/am-55-saude-mulher-de-vesti.gif)
Nem sempre os fatores biológicos são suficientemente claros para determinar o género de uma pessoa. No caso das pessoas que apresentam intersexualidade (que misturaram características físicas e/ou genéticas dos dois géneros) podem ser usados outros critérios para justificar a decisão. Em termos legais esta decisão é tomada por terceiros, pois, obviamente, um bebê não tem capacidade de a tomar e há a obrigação legal de classificar os cidadãos em termos de sexo. Há também mulheres que têm uma psicologia tipicamente masculina e/ou se sentem socialmente como homens na totalidade ou em diversos graus, ver transgénero e transexualidade.
![](https://4.bp.blogspot.com/_eD1GVZP-qEM/TCkIDE18OpI/AAAAAAAAD8E/Y_HATvvv1oc/s1600/saude-mulher.jpg)